quarta-feira, 16 de agosto de 2006

Pedroca gera polêmica

Na última quarta-feira, na primeira partida da decisão da Libertadores 2006, entre São Paulo e Internacional, no Morumbi, o narrador gaúcho Pedro Ernesto Denardim, titular da rádio Gaúcha de Porto Alegre, gerou polêmica com a narração do segundo gol colorado.

Pedro Ernesto, que é conhecido pelo seu estilo de narração empolgada e apaixonada, tanto em jogos do Grêmio quanto do Internacional, já que acompanha os jogos mais importantes das duas equipes, tem sido alvo de muitas críticas desde a última quarta. Alguns jornalistas da imprensa paulista têm, inclusive, usado a narração como forma de motivar o time tricolor na partida de logo mais, às 22h, no estádio Beira-rio em Porto Alegre.

Concordo que o Pedro exagerou nas expressões empregadas, como “o Inter rasga a camisa do São Paulo e pisa em cima”, porém acho que o bairrismo em rádio é totalmente aceitável, já que, como o próprio Pedro Ernesto disse no SporTV, ele narra somente para os gaúchos, sendo as rádios veículos essencialmente regionais.

O Pedroca errou, mas não se deve esquecer que as transmissões esportivas em TV aberta, mesmo quando em caráter nacional, são extremamente direcionadas aos times paulistas e cariocas, como foi a transmissão de Cléber Machado na primeira partida mostrada pela TV Globo. Poucos comentaram o excesso de vibração colocada na narração do gol do time tricolor. Seriam dois pesos e duas medidas? Afinal, não creio que haja no Brasil imprensa esportiva mais bairrista que a de São Paulo.

Esperemos o resultado da partida dee hoje para ver a repercussão amanhã na imprensa, se o São Paulo vencer, é claro. Pois, caso contrário, pouco se falará da final da Libertadores. A não ser que o Pedroca passe novamente da conta!

Ouça o áudio da narração aqui.

Hugo Rocha

2 comentários:

Rodrigo Otávio disse...

Não se tem q achar ruim o cara puxar sardinha pro inter mesmo não! A imprensa faz isso todos os dias, há anos, e ninguém nunca reclamou!!!

helder matias disse...

Estou com o Pedroca..
fugindo um pouco basta ver as preferencias de transmissão de jogos pela tv aberta nos fins de semana..aff

Quando do momento dos jogos nem se fala, eu acredito que a tv pensa que todos somos burros e não notamos as preferencias mesmo que subjetivas deles.

Enfim, está um saco assistir jogo pela tv aberta hj (uma especificamente), e o pior é não poder fazer nada contra, táh certo que eu posso mudar de canal ou ouvir radio, mandar email, mas isso não muda nada para os $ finais deles.

Por isso sou mais esta bairrismo do Pedroca do que esse "babaovismo" da tv aberta que por mais que pareça claro, está mais no campo da subjetividade, compreensão, e o pior é a passividade.