terça-feira, 2 de setembro de 2008

Rumo (in)certo em BH

A pouco mais de um mês das eleições municipais, que serão realizadas no dia 5 de outubro, o cenário na capital mineira começa a se configurar. Após duas semanas de propaganda eleitoral gratuita na TV e no rádio, o candidato Márcio Lacerda (PSB) apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo atual prefeito, Fernando Pimentel (PT), já aparece na dianteira da disputa com uma vantagem considerável.

Segundo a pesquisa Ibope, encomendada pela Rede Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo, divulgada no último sábado, 30 de agosto, o candidato do PSB saltou de 9% para 40% das intenções de voto. Enquanto a candidata Jô Moraes (PC do B), que até então liderava a disputa, caiu de 18% para 15%; seguida por Leonardo Quintão (PMDB), com 10%.

Percebe-se que o crescimento de Lacerda coincide com o início da famigerada propaganda eleitoral. Entre a última pesquisa – feita antes do horário gratuito na TV e no rádio - e esta divulgada pelo Ibope, o candidato da frente Aécio-Pimentel decolou na simpatia dos eleitores, somando mais 31% das intenções de voto, fato que pode levá-lo à prefeitura ainda no primeiro turno das eleições.

Dentre os novos eleitores dispostos a votar em Lacerda, 22% estavam indecisos ou pretendiam votar em branco ou nulo. Isso demonstra o poder dessa fatia do eleitorado, que pode mudar os rumos de uma eleição. No caso de Belo Horizonte, ao que tudo indica, os rumos já estão definidos. Está nas mãos dos outros 30% (10% que pretendem votar em branco ou nulo e 20% de indecisos) a chance de alterar o final do que parece ser inevitável.

Hugo Rocha e Luís Moreira

Nenhum comentário: