quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

O que você vai fazer na virada do ano?

Perguntinha chata. Inconveniente. Sem sentido. Se as pessoas soubessem o tanto que gosto de responder perguntas, certo é que não me questionariam. Mas não sabem [aqueles que lêem meu blog, agora, sabem].

O bom dessa pergunta, quando me é feita, é que a resposta é extremamente simples. Nada. Não vou fazer nada na virada do ano. Óbvio que o nada é uma oposição que se aplica ao sentido que as pessoas comumente dão ao ato de fazer. O fazer normalmente é entendido como sair da rotina, dedicar o tempo a algo diferente. Nesse sentido, nada farei na passagem do ano de 2008 para 2009.

Não vou adotar superstições e rituais. Acredito na realidade. Não vou comemorar. Não enxergo motivo racional para festas e fogos de artifício. Assim como de 2007 para 2008, estarei em casa. Fazendo alguma das coisas que fiz ao longo do ano. Algumas opções: ler, escrever, assistir algum filme, ouvir música, ver TV, ouvir rádio, navegar na internet. Ou, é claro, dormir.

Comemorar por quê? O ano de 2009 vai começar. E, com ele, os mesmos dissabores e, para não ser pessimista, sabores de 2008. Pode ser que algumas variações ocorram, mas elas não derivam de rituais feitos na passagem. É natural que, ano após ano, amadureçamos e conquistemos coisas novas. Afinal, ano a ano, ficamos mais velhos. Não tem a ver com a passagem ou com o ritual. Tem a ver com o eterno exercício de crescimento que é a vida.

Na virada de 2008 para 2009, não espero nada. Quero apenas a vida. Viver é o que prometi a mim mesmo. No próximo ano, continuarei vivendo. A passagem 2008/2009 é apenas mais uma curva que completo na corrida da Vida. E, como bom piloto, só vou soltar fogos na reta final. Não quero comemorar de antecipação. Corro o risco de não chegar ao pódio. Vergonha total.

Aos que me consideram pessimista, um recado. Como diz minha mãe quando ouve alguém diferenciar pessoas em classes opostas, afirmo: “discussão inútil. Todos irão morrer”. Pessimistas e otimistas. Cristãos e ateus. Judeus e muçulmanos. Liberais e comunistas. O fato é que o mesmo fim nos espera. E, na vida, a única diferença efetiva se faz entre aqueles que escolhem amar e aqueles que escolhem o caminho da indiferença.

Se você vai comemorar a virada do ano com pedidos dou uma dica. Que, em 2009, você escolha fazer do mundo um lugar um pouco melhor. De casa, desejo boas festas àqueles que vão comemorar. Não tenho restrições. Apenas decidi fazer a minha festa em solo particular, cuidando do meu coração.

Ah, para não deixar a pergunta sem resposta. O que farei na virada? Bem, vou comemorar a Vida. Da mesma forma que comemoro a cada amanhecer. Com reverência e devoção. A vida é bela... e curta...

Hugo Rocha

8 comentários:

Anônimo disse...

Pelo menos dessa vez não me surpreendi com o 'pessimismo'. Você está certíssimo! A vida de ninguém vai mudar depois da contagem regressiva. Mas não custa comemorar o ano que passou e-sendo um tanto otimista-foi bom... Faça isso com famiiares, amigos, enfim, quem você puder/quiser ter por perto. Respondendo a sua pergunta, é isso que farei em minha 'virada do ano'. Parabéns pelo post, denovo!

Caio disse...

pessimista! hauahuahuahu

fiLipe ArêDes disse...

O que seria dessa vida, se só houvesse aqueles que concordam com você? Muito sem graça. hahhahaha Uma boa virada de ano pra você, seja lendo um bom livro, ouvindo música, ou, porque não: dormindo!!! Abração.

Anônimo disse...

o importante é 'quem lhe deseja felicidade demonstrando em seus atos dia após dia e não com uma declaração da boca pra fora numa noite festiva."

Concordo com você e não vejo nenhum mal nisso. Eu também estarei em casa, lendo, ouvindo, assistindo... algo bacana.

Aliás, estou [re]lendo A dança dos Deus - nenhum apaixonado por futebol deve ficar sem ler este livro.

abraço!

Anônimo disse...

corrigindo: o livro se chama 'A dança dos deuses'.

Ruivaaaa... disse...

Nossa, eu não poderia ter escrito melhor!!Você realmente me surpreende a cada texto escrito...
O que posso acrescentar?? Hum posso passar a virada de ano com você??risos
Passar a virada com vc? M.A.R.A! te adoro!

Anônimo disse...

A profundidade dos temas discutidos por você se tornam realmente alvo de reflexão, mesmo quando não muito abordados e pensados. Te admiro demais...

Beijos meu lindinho!

Will disse...

Sendo assim, vou continuar a fazer o que - sem saber-te - já tenho feito!

Abração!