sábado, 7 de março de 2009

Crueldade da religião

A Igreja Católica é uma instituição falida. Não em números e seguidores, mas em ética. Sobra moral. Mas falta Amor. Sobra religião. Falta Deus. Digo isso tomando como referência o olhar de Cristo enquanto esteve na Terra. Não falo do olhar cristão. E sim do olhar do próprio Jesus. Para os desavisados, uma coisa nada tem a ver com a outra.

Têm me assustado as palavras do arcebispo de Olinda e Recife, José Cardoso Sobrinho, após excomungar médicos responsáveis pelo aborto de uma garota de nove anos, grávida de gêmeos. A mãe e outros familiares também foram atingidos pela excomunhão. A criança teria sido abusada pelo padrasto, que não sofreu nenhuma punição da “igreja”.

Atitude covarde. Vergonhosa. Cruel.

Talvez o fato de sacerdotes católicos adotarem o celibato e, consequentemente, não terem filhos, ajude o senhor arcebispo em tamanha frieza. Mas penso mesmo é que ele é uma pessoa vencida pela sua parcela ruim. Esqueceu-se - ou nem sequer aprendeu - do exemplo de Cristo.

Não reconheço a Igreja Católica – ou qualquer outra instituição humana – como representante legal de Deus na Terra. E da Religião eu espero quase sempre barbaridade e distanciamento daquilo que Jesus ensinou.

Mesmo assim, não consigo me calar neste momento. É revoltante. Dá nojo simplesmente ver tal ser aparecer em jornais e, de forma descarada, lutar até o fim pelo que acredita – mesmo que os dogmas em questão sejam totalmente contrários ao que Cristo ensinou.

Basta ler as Escrituras. Observar. E perceber que o Cristianismo tem mais a ver com a maldade humana que com Cristo. Inveja. Competição. E muita maldade. É dessa soma que resulta o que hoje chamamos de Cristianismo – seja católico ou não.

Como já disse em outro lugar aqui neste blog, religião demais surta. E o arcebispo surtou, com apoio formal e assinado da instituição que ele representa em Olinda e Recife. Mesmo local onde abençoados médicos representaram a sensibilidade de Deus, intervindo na hora certa e salvando a criança da morte.

Agora, meu desejo é que a alma dessa menina possa reviver. Na mesma medida em que a alma dos representantes legais de um deus-imaginário e feio como a alma deles morre dia após dia.

Hugo Rocha

Nenhum comentário: