sábado, 23 de maio de 2009

Enquanto fujo... um desabafo!

Não acho que o crescimento do número de blogs cristãos [definitivamente, eu não gosto dessa palavra] seja algo a ser comemorado. Nem quando vem recheado de textos e artigos com fortes críticas ao cristianismo institucional – seja ele católico, protestante, evangélico, ou qualquer outro termo que queiram usar.

Cristo não tecia críticas por si mesmas. Para ele, as críticas nunca foram o fim, mas o meio. Meio que ele usou para divulgar o Caminho. Sempre, após a crítica, é necessário que venha uma proposta. Alternativa! Um novo trajeto a trilhar...

Eu não gosto de blogs cristãos. Gosto de blogs de alguns cristãos [apesar de preferir chamá-los apenas de gente]. Não vou listar quais, pois acho que isso é desnecessário. Gosto daqueles em que Cristo se faz presente em Vida. Quando isso acontece, pouco importa o tema. Vivendo Cristo em quem escreve, torna-se desnecessário o uso de termos tidos como cristãos.

Para o Rubem, falar muito de Deus evidencia a falta que Ele faz. É simples como o ar: só falamos nele quando ele nos falta. “Estou com falta de ar”. Não vemos alguém dizer “estou respirando o ar”.

O Amor e a Graça de Deus tornaram-se tema para inúmeros blogs. Mas, em grande parte dos casos, ainda é necessário que sejam incorporados como tema de Vida. Sobra Letra. Falta Vida. Falar do Amor é fácil. Bem mais complicado é vivê-lo. Falar de Cristo é cômodo. Incômodo é ter que ser Cristo, 24 horas, na vida do outro.

Enquanto fujo das teologizações do Amor, tento aprender amar...

Tento ser mais parecido com Cristo.

E, assim, ser cada vez menos cristão!

Hugo Rocha

Nenhum comentário: