quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Insegurança, única certeza

Nas últimas semanas, tenho pensado muito a respeito de relacionamentos. Acho até que esse assunto domina meus pensamentos na maior parte do tempo, mas recentemente as reflexões tomaram outra forma.

Minha atenção passou a algo que me intriga e me instiga: a incerteza! É nela que reside a maior parte da beleza de um relacionamento: ele nunca é estável, certo ou seguro. É justamente o contrário. Seja um casamento, um namoro, uma amizade... A insegurança é a única certeza.

Os adeptos da segurança hão de questionar o porquê de a beleza, para mim, residir na incerteza. Algo que considero bem simples. É na incerteza que o Amor verdadeiro pode nascer. É na insegurança que o desejo pode subsistir. É no não saber o futuro que o querer se assenta.

Creio que nunca será possível alcançar a certeza de que o outro nos ama. Garantia só podemos ter daquilo que sentimos. Mesmo assim, isso nem sempre é real. Às vezes temos dúvida. Não é problema. O exercício de deixar o Amor fluir, a despeito da dúvida, constrói relacionamentos mais fortes, duradouros... O outro, penso eu, será sempre um ambiente incerto, onde mora a dúvida. Acreditar no que o outro diz sentir por nós será sempre um risco!

A quem gosta de segurança o tempo todo, o melhor a fazer é evitar relacionamentos. Não adianta, a certeza não é possível. Relacionar-se é arriscar-se a transitar por um território desconhecido, ainda não trilhado.

Mesmo que nós sejamos certeza, o outro será sempre um risco. O próximo será sempre uma possibilidade, uma aposta. Que pode ou não dar certo.

Quando não dá certo, a gente se machuca. Mas apenas um acerto tem o poder de anular a dor das apostas que não deram certo. O meu risco eu assumo diariamente! Na esperança de sempre acertar...

Hugo Rocha

7 comentários:

andre' disse...

"Na esperança de acertar"! Mano, lindíssimo texto. Belos pensamentos, e texto impecável, como sempre. É sempre um prazer ler seus textos! =]

Kennedy Lucas disse...

Retribuindo..
Por essas e outras você é meu irmão não só de palavras.

Michael Leonardo disse...

Belíssimas palavras!!!
“Relacionar-se é arriscar-se a transitar por um território desconhecido, ainda não trilhado.” Realmente nunca sabemos quais os frutos ou conseqüências de uma relação, o ser humano é totalmente imprevisível, por isso relacionar-se é sempre uma grande aventura.
Parabéns pelo Blog! Ta lindo d+
Sou presença cativa nesse espaço daqui pra frente
Abração...

. rafael rocha. disse...

André,

é sempre bom vê-lo por aqui. ser lido por você muito me alegra. seus comentários, então, fazem um bem danado à minha alma!

Kennedy,

somos mesmo irmãos, obrigado! :D

Michael,

seja bem-vindo. é um prazer tê-lo por aqui também!

Leandro Neri disse...

Ótimo texto, meu brother!
Bem realista!
Como sempre, amo vc em prosa!

Saudades de ti!

Agora vc tbm comenta os comentários, é? xD

Abraço!

. rafael rocha. disse...

não comento todos os comentários, como você faz, leandro! não sou democrático, hehe... isso é só quando eu cismo

e obrigado pelo elogio. é bom ler coisas boas quando vêm de ti

ah, também estou com saudade

^^

Laís disse...

O mais interessante dessa de ter incertezas é não ter espaço pro medo. Quem tem medo não se deixa jogar, e por isso que gosto muito de um versículo bíblico que diz que no "amor não existe medo. Antes do perfeito amor, lança fora o medo" (I Jo 4:18).

Gostei bastante do texto. :)