quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Que Deus me conserve assim!

Hoje meu dia amanheceu cinza. Minha alma está de luto. Lágrimas escorrem pelo meu rosto e revelam a tristeza que habita meu coração. A tragédia que visitou o Haiti nessa terça-feira também fez morada em mim.

Por que tal desastre atingiu justamente o país mais pobre das Américas? A essa altura, provavelmente vários religiosos – tolos – já teceram suas ridículas explicações, remetendo a tragédia aos desígnios – ocultos – de Deus. Prefiro ignorá-los. Cansei-me de lê-los. Sinto uma mistura de pena e asco de tais pessoas, que não conseguem compreender um Deus de Graça e de Amor.

Como eu poderia ver cenas de mães desesperadas por terem perdido filhos e remeter isso a um Deus a quem chamo de Amor? Definitivamente, tal explicação não se encaixa em minha fé. Um país que foi assolado durante anos pela guerra civil, uma população que sofre com a miséria extrema... Agora, recebem a visita de uma tragédia natural.

O terremoto não mexeu apenas a terra, mas balançou o meu coração... É a primeira grande tragédia de 2010. Provavelmente muitas outras ainda virão. Não sou pessimista, apenas realista. É fato que mais desastres acontecerão. Muitas outras tristezas hão de visitar o mundo neste novo ano. Certamente, a maioria delas encontrará morada em meu coração.

Aos anestesiados, que preferem ignorar a vida ao redor e que me acusam de pessimismo, ignoro. Deixo-os entregues à sua própria ignorância, que já os castiga, mesmo que tais não percebam.

Quanto a mim, peço que Deus prepare o meu coração para sentir as demais dores que atingirão o meu próximo – mesmo que esse esteja distante – em 2010. Não pretendo ignorar jamais a dor que fere o outro. Se isso é ser pessimista, faço apenas uma oração:

Que o Amor me conserve assim!

Hugo Rocha

Um comentário:

Everaldo Vilela disse...

Me assusta e entristece ainda mais notar que muitos encaram isso com relativa naturalidade que beira a frieza.

É triste.

Me assusta quando tragédias são encaradas como coisa normal assim como a violência que tem sido encarada da mesma forma.

Não tive oportunidade de assistir o Jornal Hoje, vou tentar pegar umas reprises das matérias na Globo News.

abraço.