segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sobre sucessos e vitórias

Confesso meu extremo cansaço deste mundo de culto aos primeiros lugares. Certo é, para mim e para quem me acompanha na jornada da vida, que não pertenço a tal mundo. Não sei exatamente de onde sou; sei apenas que não faço parte disso. Resisto a essa lógica, que considero extremamente horrenda e feia.


Já reconheci: não nasci para o sucesso – pelo menos, para o sucesso como visto pela lógica social vigente. Meu desatino já foi escrito – não só no papel, mas principalmente no coração. Definitivamente, eu não nasci para ocupar os primeiros lugares. Não neste mundo fútil e vão. Decidi, há algum tempo, largar tal busca ridícula, para me dedicar a ocupar outros lugares de sucesso: os corações.


Aos que querem me orientar, advirto: minha prioridade jamais será passar em vestibulares, em concursos ou coisas do gênero. Não preciso de notas, aprovações e crescimento técnico para saber quem sou. Há muito tempo que a minha identidade está alicerçada em terrenos superiores. Meu mundo não é esse. Eu vivo em corações.


Por isso, para mim, pessoas de sucesso jamais serão aquelas que alcançam tais feitos humanamente louváveis. Não que sejam coisas ridículas e sem importância. É claro que têm seu lugar. Mas, a meu ver, um lugarzinho lá embaixo na lista. Eu não sou aquilo que números e dados dizem que sou. Eu sou aquilo que o Amor diz que sou, através dos sorrisos, dos braços e dos abraços daqueles que me cercam e partilham da minha vida – feliz e, ao mesmo tempo, também triste!


Hoje, meu coração se alegra ao contemplar o privilégio que tenho: estou cercado de pessoas bem-sucedidas. Mas não são doutores, mestres, políticos, personalidades etc. São bem mais que isso. A palavra que os descreve significa muito: AMIGOS. Pessoas que, dia após dia, têm aprendido o valor do intocável, do invisível... Seres que compreenderam que o lugar em que a vida mais se desenvolve é o coração.


Às vezes, meus amigos são injustiçados. Por atitudes não pensadas, pela minha impulsividade extremamente destrutiva, pela minha incompreensão que machuca. Enfim, na lista dos meus defeitos um et cetera cai muitíssimo bem. E o Victor (ou Vicko, para os íntimos) é um dos amigos que bem sabe disso. Há alguns dias eu escrevi, em uma mensagem de texto enviada pelo celular, que o sucesso dele está em quem ele é – e não naquilo que ele possui ou faz.


Por algumas circunstâncias chatas, decidi reafirmar tal verdade! Só quem tem o privilégio de conhecer esse meu amigo sabe o quão bem-sucedido ele é. Em um mundo de tantas relações rasas e vazias,de tantos encontros que terminam em desencontros, o Vicko consegue superar o tempo cronológico e instalar-se na eternidade – onde o tempo é irrelevante. Em várias situações em que eu ofereci os ingredientes para o desencontro, ele conseguiu transformar a situação e me oferecer mais encontros.


E eu, humildemente, e envergonhado por não poder fazer mais que isso, agradeço ao meu amigo que me ensina que o maior sucesso da vida é amar. Mesmo quando não se tem a certeza do que virá em troca... E o Vicko fez, faz e, tenho certeza, sempre fará isso. Pois alcançou uma posição de sucesso que muitos – infelizmente - morrerão sem alcançar: o lugar de alguém que aprendeu aquilo que um outro Alguém já recomendou: “ame ao seu próximo como a ti mesmo!” Esse é o caminho da Vida. Quero segui-lo ao lado do meu amigo. Cuja vitória, eu garanto, não reside apenas no nome...


Hugo Rocha

2 comentários:

Vicko Augusto disse...

Nossa. o que posso falar disso...
Não tenho palavras pra descrever o que senti lendo o texto; emoção é talvez poderia ser, mas emoção passa...então não sei o que é..
Como agradecer??? Eu ainda não sei, mas vou arrumar um jeito...
Se eu sou esse sucesso todo aí, é pelos amigos como VOCÊ, que fazem parte da minha vida...e tornam ela mais especial...
Te amo amigo, eternamente...

"PORQUE JUNTOS, SOMOS MELHORES..."

Pedro Criscolo disse...

Me identifiquei muito com sua opinião a respeito de sucesso. É o mesmo que eu penso.